quinta-feira, 11 de julho de 2013

Largartos


QUE BICHO É ESSE?

Nome científico:
 Varanus komodoensis
Onde vive: Na ilha de Komodo, na Indonésia. É de lá que vem seu nome. Vivem também em outras ilhas menores do país, como Gila Motang, Rinca, e Flores
O que come: Quase todo tipo de animal que encontram em seu território, até mesmo humanos e dragões menores.
MAIORES LAGARTOS DA TERRA
Os Dragões de Komodo podem medir até 3,5 metros de comprimento e pesar até 150 kg. É o mesmo peso e tamanho de dois homens adultos juntos.
 
Os Dragões de Komodo são a maior espécie de lagarto já descoberta. Lagartos são répteis. Répteis são animais de sangue-frio. Isso quer dizer que eles dependem do sol para manter a temperatura de seus corpos equilibrada.
 
Eles são animais que lembram os dinossauros na aparência. Até mesmo porque Dragões de Komodo são uma espécie muito antiga na Terra. Eles já andavam por aqui antes do primeiro ser humano surgir, há milhares de ano. Mas sua existência só foi descoberta pelo homem pouco mais de 100 anos atrás.
 
TOPO DA CADEIA ALIMENTAR
Não existe nenhum animal que cace os Dragões de Komodo nas ilhas onde vivem. Por isso, eles podem comer tudo que querem. Esses lagartos gigantes são muito fortes e rápidos, apesar do tamanho. Seus corpos são bem equipados para caçar: Garras afiadas, patas musculosas e dentes pontudos como os de um tubarão.
 
É VERDADE QUE OS DRAGÕES DE KOMODO SÃO VENENOSOS?
Sim. Animais que escapam da sua poderosa mordida não vivem por muito tempo. A saliva dos Dragões de Komodo tem veneno e mais de 50 tipos de bactérias mortais. As vítimas morrem por volta de um ou dois dias depois. Os cientistas ainda não conseguiram descobrir se o que mata é o veneno ou as bactérias. A boa notícia é que já existe cura se o tratamento for rápido. Mas a vítima não sai sem danos. 
 
VOCÊ SABIA?

RÁPIDOS PARA COMER
Os Dragões de Komodo podem comer 80% do próprio peso em 20 minutos. Já imaginou comer dois hambúrgueres do tamanho da sua perna em 20 minutos? É mais ou menos isso que eles fazem. Os ossos da cabeça de um dragão de Komodo são móveis como os das cobras. Por isso eles conseguem engolir animais maiores do que seu corpo em pouco tempo.

CARNICEIROS
Os Dragões de Komodo sentem o cheiro de carne apodrecendo de muito longe. Eles seguem a vítima que foi envenenada com sua mordida e esperam que morra. Conseguem sentir cheiros de até 8km de distância! Seria como se você estivesse no Farol da Barra e sentisse o cheiro de um acarajé no Rio Vermelho.  
 
QUASE TUDO SE APROVEITA
Eles só deixam de lado 10% dos animais que caçam. Isso é bastante. Um leão, por exemplo, come apenas 30% de sua caça. Esses lagartos gigantes engolem tudo. Até mesmo ossos, cascos e pelos. Como não conseguem digerir essas coisas, vomitam depois uma grande bola fedorenta que se chama bolo gástrico.

 PARTENO.. O QUÊ?
Os Dragões de Komodo são ovíparos. Isso quer dizer que as fêmeas são fecundadas pelos machos e depois botam ovos. Desses ovos, nascem os filhotes. Mas foram registrados dois casos de fêmeas que colocaram ovos sem terem tido relações com um macho. Os filhotes gerados eram normais. O nome desse tipo de reprodução é partenogênese. 

 
ESPÉCIE AMEAÇADA
Existem cerca de 3000 a 5000 Dragões de Komodo no mundo. Esses bons caçadores têm só um inimigo: o homem. Por isso são protegidos por lei. A presença humana e desastres naturais fazem com que sejam uma espécie com riscos de extinção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário